sábado, 6 de junho de 2009

Enfim, os documentos da análise tipológica!



Somente a partir do século XX Sustentabilidade Corporativa passou a ser mais vetor determinante no sucesso das empresas. São cada vez mais freqüentes normas como a ISO 1400, que especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental permitindo que uma organização formule políticas e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais significativos. Em decorrência desse contexto, é iminente o aumento do número de instituições que têm voltado suas ações administrativas para questões de sustentabilidade e responsabilidade social.

Tendo como pressuposto básico que os documentos de arquivo constituem-se no reflexo das ações administrativas, os documentos escolhidos pelo grupo são resultados de um estudo feito pela Gerência de Marketing e de Gestão de Pessoas da Cooperativa de Crédito COOPERFORTE, cujo foco era identificar atitudes por parte dos clientes e dos próprios colaboradores da empresa que agredissem a natureza e propor medidas e produtos cotidianos que amenizassem o impacto do homem sobre o planeta Terra. São eles:
1. Enfeite de mesa
2. Calendário
3. Ecobag (bolsa ecológica)
4. Bloco de anotações
5. Cd de divulgação da campanha

Dá pra notar que somente um método de análise baseado na Diplomática Contemporânea é capaz de estudar tais documentos devido às suas características não-convencionais, já que são documentos em suportes variados que, se contextualizados, são capazes de traduzir sua função administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário