sexta-feira, 3 de julho de 2009

Análise Tipológica 01: CD de divulgação publicitária


Essa unidade documental não é uma unidade simples, e sim uma unidade composta pelo CD e por sua embalagem. Deparamo-nos, então, com a seguinte dúvida: devemos fazer uma análise tipológica só para o CD, só para a embalagem, ou para o CD e a embalagem juntos?

Essa é uma característica dos documentos de arquivo contemporâneos: são documentos compostos que precisam ser entendidos em sua totalidade. Ora, se o objetivo da Diplomática contemporânea é o estudo do documento tendo como foco central o contexto de produção (proveniência) e a definição da função à qual aquele documento atende naquele arquivo, utilizamos a análise tipológica para estudar as duas peças em conjunto. Estas se complementam, e uma análise separada poderia descontextualizá-los e ferir a organicidade – característica vital que os colocam como documentos de arquivo-.

Bom, para começar a aquecer a análise do contexto de produção das peças, de antemão já adiantamos que a capa do CD é confeccionada com uma folha de papel A4 reciclada dobrada em forma de origami ao invés das tradicionais capas de plástico para reafirmar atitudes de compromisso com o meio ambiente, já que uma folha de papel leva de 3 a 6 meses para se decompor no meio ambiente, enquanto o plástico leva mais de 100 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário